JPEG - Joint Photographic Experts Group
É o formato mais utilizado e conhecido actualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimédia, por ter uma compactação excelente, algo fundamental ao meio, e por suportar até 16.777.216 cores distintas.
TIFF - Tagged Image File Format
Arquivo padrão para impressão industrial (offset, rotogravura, flexogravura); também muito usado como opção nas câmaras fotográficas.
É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.
O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos
GIF - Graphics Interchange Format
Criado para ser usado extensivamente na Internet. Usa um máximo de 256 cores. Usa cores indexadas para tornar o tamanho de ficheiro pequeno (com perdas). Mais apropriado para imagens com áreas coloridas planas. As imagens podem ser tornadas transparentes e podem ser definidas para ser carregadas como gráfico entrelaçado.
BMP - Windows Bitmap
Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.
SVG - Scalable Vector Graphics
É um formato vectorial, criado e desenvolvido pelo World Wide Web Consortium.
PNG - Portable Network Graphics
É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável). Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.
PCD - Kodak Photo CD
Este é um formato proprietário lançado pela Kodak, em 1992 como parte um sistema de digitalização e armazenamento de imagens para suprir a demanda no início da popularização das imagens digitais. Dessa forma, um rolo de filme era capturado por um scanner em imagens com 36 bits (12 bits por cor) e transformado em arquivos digitais por uma estação de tratamento chamada Photo Imaging Workstation (PIW). As imagens então são gravadas num CD usando uma estrutura especial (livro bege), porém compatível com os leitores comuns de CD. O produto não alcançou massa suficiente para se estabelecer no mercado e foi descontinuado pela Kodak. Mas o formato ainda é lido e aceite pelos principais programas de edição de imagens.
DWG - AutoCAD drawing
Arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.
RAW
Família de formatos de arquivo RAW refere-se à família de formatos de imagem RAW que são originados pela maioria das câmaras digitais profissionais. O formato RAW não é padronizado nem documentado, e difere de fabricante para fabricante.
Photoshop EPS (Encapsulated PostScript)
Bastante usado em aplicações de impressão. As imagens EPS podem ser traduzidas para PostScript e impressas com mais facilidade em impressoras PostScript que os outros formatos. Pode ser separada da cor. Pode também incluir paths para clipping. Tamanho maior que o dos ficheiros psd ou tiff.
PICT
Formato nativo para gráficos em Macintosh. Um bom formato para apresentações no ecrã. Normalmente traz problemas com as impressoras PostScript.
A resolução de uma imagem é uma medida da quantidade de informação visual que a imagem contém por unidade de comprimento. A resolução, por outro lado, também mede a definição com que um dispositivo aproxima com que um dispositivo aproxima a continuidade inerente da imagem através de unidades discretas – os pixéis. Em conclusão, a resolução de uma imagem pode ser especificada de duas formas distintas: especificando a quantidade de informação por unidade de comprimento ou especificando as dimensões da imagem, em pixéis.

No caso das fotografias provenientes de máquinas fotográficas digitais, é mais correcto especificar a sua resolução em termos das dimensões em pixéis, pois a mesma fotografia pode ser apresentada em dispositivos de saída com as mais variadas resoluções. Por isso, as especificações das câmaras fotográficas digitais incluem normalmente a resolução máxima da imagem que conseguem representar sob a forma da sua dimensão em pixéis. Uma máquina fotográfica com uma resolução de, por exemplo, 3,76 Megapixéis, consegue, no máximo, representar imagens com 2240x1680 pixéis.
Em suma, sabendo as dimensões em pixéis de uma imagem, sabe-se imediatamente quanto detalhe está contido na imagem. O número de pontos por polegada (DPI) do dispositivo de saída permite saber qual será a dimensão real da imagem e com que facilidade se distinguirá cada um dos seus pixéis.
O DPI (Dot Per Inch) não esta relacionado ao tamanho da imagem, este é indicado na impressão da imagem (seja em casa, laboratório fotográfico ou gráfica) para definir o número de pontos por polegada que terá a imagem, quanto mais pontos por polegada,
Para relacionar o número de DPI com o tamanho da imagem, em pixéis, temos que saber como ficará a imagem impressa. Uma imagem impressa em papel fotográfico exige normalmente 300 DPI, por padrão, para que não se notem os pontos ao olharmos para ela.
Uma máscara é a mesma coisa que uma selecção, uma área definida que é mostrada ou não. As máscaras têm um potencial fantástico para a composição de imagens e

Os filtros podem ser usados para retocar e limpar as imagens e também para criar efeitos especiais. Há demasiados filtros para serem descritos nesta introdução. A melhor maneira de ver o que se pode fazer com eles é experimentá-lo. Contudo há uma série de filtros.
Operações de manipulação e edição de imagem
Marquee tool - Permitem seleccionar partes rectangulares quadradas ou elípticas da imagem editada.
Move tool - Permitem mover selecções, camadas e guias.
Lasso tools - permitem fazer selecções à mão livre, poligonais ou magnéticas
Magic wand tool - seleccionam áreas igualmente coloridas.
Crop tool - corta imagens .
Slice tool - cria pedaços da imagem.
Slice selection tool - selecciona pedaços da imagem.
Clone stamp tool - pinta com uma amostra de uma imagem.
Pattern stamp tool - pinta como parte duma imagem como padrão.
History brush tool - pinta uma cópia dum estado seleccionado ou duma imagem instantânea para a janela actual.
Art history brush tool - pinta com pinceladas estilizadas que simulam a aparência de diferentes estilos de pintura, usando um estado seleccionado ou uma imagem instantânea.
Eraser tool - apaga pixéis e restaura partes de uma imagem para um estado anterior.
Background eraser tool - apaga áreas do fundo para transparente
Magic eraser tool - apaga áreas solidamente coloridas transformando-as em transparentes com um simples clique.
Gradient tools - criam linhas rectas, radial *, ângulos *, reflexos *, e diamond *, misturas entre cores.
Paint bucket tool - enche áreas com cores similares com a cor de primeiro plano.
Blur tool - esbate as arestas sólidas duma imagem.
Sharpen tool - torna mais sólidas as arestas suaves duma imagem.
Smudge tool - arrasta partes duma imagem.
Dodge tool - clareia áreas duma imagem.
Burn tool - escurece áreas numa imagem.
Path selection tools - faz selecções de formas ou segmentos mostrando âncoras, linhas e pontos de direcção.
Type tool - cria tipo numa imagem.
Pen tools - permite-nos desenhar percursos suaves.
Custom shape tool - faz formas à medida seleccionadas duma lista.
Annotations tool - faz anotações em texto ou voz que podem ser associadas a uma imagem.
Eyedropper tool - experimenta cores numa imagem.
Measure tool - mede distâncias, localizações e ângulos.
Hand tool - move uma imagem na sua janela.
Zoom tool - aumenta e reduz a vista duma imagem.
0 comentários:
Enviar um comentário